Modelos para desenhar olhos

Olhos são importantes, muito importantes, em shoujo mangá!

Os olhos são uma das partes mais expressivas de todo o corpo humano. Talvez justamente por serem tão expressivos, eles chamam a nossa atenção. Sabendo disso, os mangakas simplificam muito quase todo o corpo humano, mas os olhos são mais detalhados e muitas vezes estão no centro do quadro. Isso acontentece ainda mais nos Shoujos porque são estórias em que os sentimentos e descobertas são essenciais.

Quando desenhava só no grafite, eu estilizara os olhos dos personagens à minha maneira. Contudo, o resultado em nanquim não ficou bom. Então, resolvi voltar para o zero e observar os traços dos mangakas e fotos de olhos pela internet. Deixarei aqui um pequeno resumo do que eu vi…

O olho é basicamente composto de uma bola branca (com iris e pupila) com uma pele (pálpebras) que o recobre. Mas vamos um pouco além…

(eu sei que o desenho tá tosco, mas a gente faz o que pode no tempo que tem, né?  =P)

Agora um desenho de verdade, da Faith Te

O olho direto e esquedo são espelhados. Nos desenhos acima, o primeiro  seria um olho esquerdo, o segundo seria o direito.

O que os mangakas geralmente fazem é ignorar os cantos dos olhos e aumentar a altura dos olhos (assim os olhos dão a impressão de grandes, algo bem característico dos mangás a animes japoneses). Mas mesmo simplificando o olho, omitindo algumas partes, não significa que essas partes não sejam levadas em consideração. Existe sempre a impressão de que o olho está inteiro. A simplificação visa ressaltar o que o desenhista considera importante e essencial para a expressividade do desenho.

Geralmente os olhos das mulheres são mais altos e arredondados (para ficar mais meigo), enquanto os olhos masculinos lembram mais o formato original do olho e têm menos cílios que os olhos femininos.

Seguem exemplos de alguns olhos que acho especialmente bem desenhados.

Primeiro o Kimi ni Todoke. Os olhos masculinos são só um pouco menores que os femininos. Apesar de eu colocar aqui apenas os dois personagens principais, vale a pena ver no mangá os olhos dos outros personagens. Todos eles bastante expressivos.

Sawako (heroína) levemente surpresa, relembrando, surpresa, emocionada:

Kazehaya (heroi):

Agora, Vampire Knight. (que eu achava o olho muito bem desennhado antes de conhecer Kimi ni Todoke e Skip Beat). Os olhos de todos os homens são iguais, os olhos de todas as mulheres são iguais. Geralmente os mangás são assim, não são tão comuns os artistas que fazem olhos diferentes para cada personagem.

Yuuki (heroina):

Kaname (heroi):

Love so Life é um mangá que conheci recentemente e tenho achado fofíssimo, além de delicadamente desenhado.

Shiharu (heroina):

Matsunaga (herói):

Aoi (criança de 2 anos):

Agora, o Skip Beat. Acho o olho algo realmente supreendentemente bem feito neste mangá. São dois modelos de olhos, os femininos e os masculinos.

Kyoko (heroina):

Shoo (rival) e manager:

Todos os outros eu consigo ao menos reproduzir com canta bic ou lápis. O olho do Skip Beat é algo bem mais complicado e elaborado. Observe como as íris não são homogeneamente traçadas, mas ainda assim o conjunto é perfeitamente harmônico!

Quero adicionar os olhos desenhados por Yuu Watase. Nem lembrava mais de Fushigi Yuugi, mas talvez fora o primeiro anime que vi no estilo shoujo.

Olhos femininos:

Olhos masculinos (adulto e adolescente):

Olhos do Aishiteruze Baby. Olhos de rapaz, moça e de criança:

Olho da Momoko em Boku ni natta watashi:

Olhos dos dois principais de L-DK (achei que a cena também foi muito bem pensada, num momento de tensão em que os dois principais se encaram):

Efeito muito interessante do mangá Golden Sun:

Mais uma maneira interessante de desenhar olhos, do Cynical Orange:

Nanquim simplificado de maneira interessante em Dear my girls:

Olho de espanto em Harem Lodge. Achei original a ideia de não apresentar a pupila, apenas insinuando seu contorno, deixando todo o conjunto mais claro – o que passou a sensação de vazio/espanto:

Mais alguns modelos de olhos interessantes no Faster then a kiss. Olho bravo, com raspagem de screentone dando um efeito de luz bem interessante e um outro da heroína com sono, em que o achatamento da íris contribui para a expressão facial.

Desenho belíssimo de olhos cheios de lágrimas do Stepping on roses, com a sombra feita com hachurados em nanquim:

Um jeito simples de fazer o olho com screentone no Baby steps:

Olho feminino, que não deixa nada a dever, do mangá Hitoribocchi wa samishikute. Perceba o uso de nanquim e screentone para a elaboração da íris e pupila e os belos traços dos cílios:

Mais um feminino do A Perfect World. Reparem nos cílios que estão especialmente bem detalhados:

a perfect world

Sugar family, olho com lágrimas de alegria. O fato de serem utilizados dois traços trêmulos para delimitar o olho e o brilho, passam mais intensamente a sensação de estar prestes a lacrimejar:

Vitamin, olhar de ódio. A maneira como os traços da íris são desenhados parecem acrescentar à expressão; são traços “agressivos”, “diretos”, com grande contraste entre as diversas partes da íris:

Esse debaixo eu não lembro de onde tirei, mas achei belíssima a simplificação do brilho do olho. Com poucos traços, o artista passa a sensação de tridimensionalidade para a íris:

—-

A íris é a parte do olho que acho particularmente bela e acho que vale a pena falar um pouco mais dela. A íris é o músculo do olho que controla o tamanho da pupila. Apesar do olho ser aparentemente redondo, a íris não acompanha o formato do globo ocular, ficando quase plana, levemente afundada em relação ao resto do olho. Por isso o sombreamento do olho é algo tão complicado.

A imagem abaixo foi tirada da Wikipedia:

A pupila é o “buraco negro” no meio. Existem linhas que vão da pupila ao exterior por toda a extensão da íris, que, pelo que entendo, são fibras musculares. Observe que, perto da pupila e na circunferencia da íris, os raiados são mais escuros. Como a luz vem do alto, a luz é mais intensa sob a pálpebra superior. Um outro lugar que é um pouco mais sombreado que o resto é logo ao lado do brilho e em todo o lado da iris que fica para o lado do brilho, observe (eu descobri isso hoje!). É como se essa sombra fizesse uma lua embaixo do pedaço que está brilhando.

Espero que essas observações sejam de valia para que você consiga estilizar o olho à sua maneira. Desejo um bom trabalho!

4 thoughts on “Modelos para desenhar olhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s