Luzes, câmera… desenho!

Luzes! Coisa imprescindível! Necessária, essencial e inegavelmente presente em qualquer ateliê.

Eu sempre gostei de desenhar sob bastante luz, especialmente luz do sol. Assim, a maior parte dos meus desenhos foi feita durante o dia.

Mudei para um país em que boa parte do ano anoitece às 16h e o ateliê mudou para o porão… Deu para imaginar que algo vai faltar.

Comecei minha saga por um abajur.

Abajur de mesa? Podia até comprar um quebra galho, mas não gosto de investir em meias soluções para trocar depois, prefiro ir direto ao ponto.

Não dava para colocar iluminação de teto… teto de gesso, não dá para instalar nada mais pesado.

Procurei muito um abajur de clips – um abajur que, ao invés de ter o pé para colocar na mesa, ele tem um clips gigante para ser preso diretamente na mesa. Achei um… fora de linha.

Como estava demorando mesmo, fui pesquisar sobre boas características de luz para desenho e gostei bastante deste site:

http://www.stanprokopenko.com/blog/2009/06/choosing-light-bulb-art-studio/

Para quem não gosta/não pode/não quer ler algo em inglês, vou resumir as informações essenciais. Para um bom estúdio de desenho, a iluminação precisa ter as seguintes características:

  • Temperatura de 5mil Kelvin (medida que vai do vermelho – 1 mil K – passando para a luz branca do sol – 5 mil K –  para o azul do céu – 10 mil K). Basicamente a maior parte das luzes são amareladas ou brancas de um jeito artificial e você não quer isso.
  • Intensidade do brilho total de 7 mil lumens. Ou seja, bem claro! Você não precisa de uma lâmpada que ilumine tudo isso, pode ser o conjunto da iluminação (luz do teto + abajur + luz da janela, por exemplo).
  • CRI de 80. Pelo que entendi, trata-se de uma característica que dá a qualidade da cor, dando uma impressão mais vibrante ou mais opaca/sonsa.
  • tipo de luz fluorescente. Mas isto é mais uma escolha por preferências pessoais relacionada a economia, por exemplo. Hoje em dia tem muitas opções muito boas. Eu gostaria de achar uma opção LED, mas não consegui.

Com estas informações, recomecei minha busca.

Foi então que a marca OttLite chamou minha atenção. Trata-se de uma empresa que se especializou em luzes de qualidade com foto em artes e artesanato.

Comprei um abajur de chão de 24 Watts e fiquei satisfeita com o resultado. Finalmente minhas copics voltaram a ser lindas!

Screen Shot 2014-10-25 at 2.09.09 PM   Screen Shot 2014-10-25 at 2.09.20 PM

Screen Shot 2014-10-25 at 2.09.36 PM

Screen Shot 2014-10-25 at 2.10.05 PM

Antes da OttLite, uma folha branca…

Screen Shot 2014-10-25 at 2.10.14 PM

Com a OttLite, a mesma folha

Deixe um comentário