A volta da “blue mage”

Há muitos anos atrás, no meu segundo ano de faculdade, acabaram-se as tintas da impressora de casa exceto pela tinta azul. Por mais de mês, tudo o que eu imprimia estava em azul: trabalhos, regras de jogos, manuais, fichas de personagem… tudo. Como eu jogava Magic The Gathering no grêmio, o evento resultou em um novo apelido para a minha pessoa: Blue Mage.

Lembrei disso porque, atualmente, todos meus desenhos começam em azul. O grafite azul é bastante utilizado por mangakas para esboçar a estrutura geral do desenho, como linhas de perspectiva, proporções anatômicas, esqueleto das figuras humanas. Isso porque o grafite azul não aparece quando o desenho é “scaneado”.
Além disso, se usar primeiro o azul e depois o grafite comum, perceberá que seu cérebro faz uma forte distinção daquilo que foi desenhado com cada uma das cores. O grafite acaba chamando mais a atenção.

Segue um exemplo recente, o rascunho do roteiro de um episódio da estória do Darumã, mencionado no post Ideia, tema, estória, episódio. Na primeira imagem Darumã vê que tem um companheiro e que a Mia está se preparando para viajar, na segunda página o segundo Darumã fala como foi comprado, terceira página mostra ela fazendo o pedido, quarta página mostra a passagem dos três dias, finalmente a conclusão da estória em que o segundo Darumã ganha o olho e faz inveja para o primeiro Darumã:

Fica a dica. Abraços!

Deixe um comentário