Tipos de personagem

Mais um post baseado no livro Shoujo Manga Techniques – Writing Stories.
Para que uma estória aconteça, são necessários personagens e situações que permitam o desenvolvimento da estória. Segundo o Shoujo Manga Techniques, existem seis tipos de personagens:
a) O personagem principal
b) Rivais: personagens que vão contra o personagem principal
c) Amigos: personagens que ajudam o personagem principal
d) Namorado(a): pessoa que o principal gosta
e) Família: familiares do vivem com o personagem principal
d) Conselheiro: personagem que aconselha e/ou cuida do personagem principal

É importante que apenas personagem realmente significativos para a estória ganhem nomes e sejam evidenciados. Não coloque personagens que não são úteis para nada no seu mangá; ele precisa contribuir ou atrapalhar o desenvolvimento do personagem principal e enriquecer o enredo.

Na nossa curta estória sobre o Darumã, Mia é a personagem principal que gosta do Luca (ver post Ideia, tema, estória, episódio e Criando um personagem). Então temos já dois papéis preenchidos. O Darumã é de alguma forma um aliado da personagem principal que a ajudará a confessar para o Luca. Uhm… mas ela pode ter uma amiga da escola que serve como amiga e conselheira, que sugere que Mia compre o Darumã, verbalizando as coisas que o Darumã pensa mas não consegue falar para Mia.
Com isso a estória está assim: passeando com a amiga, Mia compra o Darumã e faz o pedido de ficar com o Luca; apesar de ela encontrar com ele pela escola, nada acontece; vai ter uma prova e todo mundo decide fazer um grupo de estudos na casa da Mia; os pais de Luca chegam tarde para buscá-lo, o Darumã cai no pé do Luca que conversa com Mia sobre o Darumã, ela confessa e ele também; final feliz.
Sobre a família, os pais de Mia trabalham até tarde e do Luca também, talvez por isso tenha surgido o interesse de um pelo outro, já que se conhecem pelas situações como ficar até mais tarde na escola, esperar os pais aparecem na reunião de pais e mestres, etc.

Falta algum tipo de rival… que tal ter uma menina que percebeu que a Mia gosta do Luca e o Luca da Mia, mas justamente se intromete sempre para que eles não descubram que o sentimento é mútuo? Possivelmente uma menina mimada que não gosta de perder e que considera Luca quase uma posse.

Não necessariamente precisamos ter todos esses elementos na estória, mas facilita a criação do enredo, já que torna mais complexa a situação do personagem principal e apresenta conflitos.

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Minha versão esse esquema para a criação de uma estória é: o personagem principal tem um objetivo, algo atrapalha o personagem principal a alcançar esse objetivo, elementos externos interferem ajudando o personagem principal a alcançar seu objetivo final. Esses três passos servem para qualquer estória.
De uma forma ainda mais resumida, uma estória é composta por: 1) personagem/contexto inicial, 2) conflito, 3) resolução do conflito.

Esse esquema para explicar uma estória e os elementos básicos de uma estória vem da minha experiência com técnicas de análise de discurso e de estórias para investigação da personalidade. Esses são os elementos essenciais para qualquer estória, longa ou curta. O clímax da estória é justamente o clímax do conflito. A resolução não necessariamente é um final feliz, mas apenas a resolução do conflito; mesmo que o personagem faça a escolha de se prejudicar, ele resolveu o dilema, ele fez uma escolha ou a escolha foi feita por ele.

Um ótimo fim-de-semana para vocês e até segunda!

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