Ellie de kimono

As páginas 3 e 4 estão quase prontas, mas esse “quase” parece eterno!

Enquanto não ficam prontas, quero falar um pouco de um dos desenhos da página 4 que gostei muito de fazer e achei que ficou bonitinho: a Ellie de kimono.

Para desenhar o kimono, fiz alguns traços gerais de cabeça, depois consultei o Kuragehime para observar mais detalhes (se alguém leu o mangá, lembrará na NEET que ama kimonos!). Achei que ficou bonitinho. Trata-se da composição de diversas peças; perceba que na gola existem três tecidos diferentes, na manga tem mais um, na cintura, dois tecidos e fitas. Como mencionei, usei um modelo, sei que kimonos possuem muitas camadas, vi alguns ao vivo e a cores (no casamento de uma amiga e no bairro da Liberdade), tudo isso ajudou para passar a sensação que eu queria com o kimono.

Sobre as longas mangas, eu queria que o kimono lembrasse um pouco o das deusas chinesas de filmes, em que um tecido branco longo parte da manga. Sempre achei esses detalhes belíssimos, principalmente quando combinados com as mechas de cabelo esvoaçantes. Mas digresso, voltemos ao kimono!

Utilizei três screentones diferentes. Procurei um especialmente para a parte mais exposta do kimono e achei lindo esse padrão de bambu do blog da bakenekogirl. Fiz a raspagem nas bordas do tecido, para evidenciar os traços de nanquim e para deixar a separação entre manga-corpo-manga mais clara.

No tecido do pescoço, aproveitei um teco do screentone utilizado para o vidro estilhaçando na introdução, com a técnica de raspagem (estava muito escuro antes e a raspagem melhorou demais o visual geral).

Na cintura, utilizei a raspagem para deixar em branco os laços. Afinal, raspar foi muito mais fácil que cortar o screentone de maneira tão detalhada.

O cabelo foi todo feito em nanquim. Não utilizei nenhum modelo.

Primeiro fiz o desenho geral com os palitinhos no cabelo e os diversos coques. À lápis, rabisquei onde queria o brilho. Usei a pena primeiro para “contornar” a região brilhante, depois para pintar o resto do cabelo, deixando uma leve borda em branco em torno de cada coque para que os traços gerais do cabelo não se perdessem na pintura. Pensa bem, se pintar tudo de preto e os traços também são pretos, os traçøs somem! Deixar uma bordinha branca é essencial. Isso ou então você pode redesenhar os contornos com branco depois.

Amanhã e também durante o fim-de-semana devo trabalhar no Festival do Japão, então nada de blog…

Até semana que vem!

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